sexta-feira, 25 de maio de 2018

Dia do Orgulho Geek/Nerd 25/05



Dia do Orgulho Geek, também conhecido por Dia do Orgulho Nerd, é comemorado anualmente em 25 de maio em todo o mundo.
A data foi criada para que todos os nerds geekspossam celebrar, assumir, homenagear e promover a sua cultura.
Star Wars
O Dia do Orgulho Geek é comemorado nesta data em homenagem a estreia do primeiro filme da franquia Star Wars (Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança), lançado em 25 de maio de 1977 e considerado um grande marco para a cultura nerd.
No dia 25 de Maio ainda é celebrado o Dia da Toalha, uma comemoração que também serve de homenagem para a cultura geek nerd. O Dia da Toalha é uma homenagem dos fãs da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e ao seu autor, o escritor Douglas Adams.
Tanto que a própria toalha tem uma relação direta com isso. No livro, Adams descreve o objeto como um elemento fundamental de qualquer mochileiro espacial, podendo ser usado de diferentes formas em vários locais do espaço, o que a tornava um item básico de sobrevivência. Assim, ela virou um símbolo desse humor que marcou seu trabalho e uma ótima forma de se lembrar de sua obra.

Resultado de imagem para dvd guia do mochileiro das galáxias Resultado de imagem para dvd star wars episódio iv
Pegando carona no fato do nerd ter entrado na moda, Star Wars ter voltado com tudo e que os super-heróis viraram uma máquina de imprimir dinheiro, várias lojas e empresas vão se aproveitar da data para lançar promoções ou fazer aquele post engraçadinho nas redes sociais envolvendo o tema.
E foi aí que o mercado viu a grande oportunidade. Afinal, se são duas coisas diferentes que falam da mesma coisa, por que não unificar? Aproveitando que os filmes de heróis começaram a explodir e todo mundo queria consumir mais desses produtos que, antes, eram marginalizados, convencionou-se a chamar de Dia do Orgulho Nerd. Como dito, é um nome de afirmação e muito mais fácil de ser vendido comercialmente do que Dia da Toalha — a não ser que você trabalhe na indústria têxtil.
No fim das contas, independentemente de como você chama este 25 de maio, saiba que o dia é seu. É uma data para mostrar que todo o bully que você sofreu, as piadas que fizeram sobre seus gostos e os momentos de exclusão na aula de Educação Física o transformaram em alguém muito mais forte. Afinal, se teve algo que todo esse mundo nerd nos ensinou é: Não entre em pânico e que a Força esteja com você.

Geek (pronúncia no IPA: [ˈgiːk]) é um anglicismo e uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries.

Nerd é o termo utilizado para definir uma pessoa muito dedicada aos estudos, alcançando níveis intelectuais acima dos previstos para sua idade. A origem da palavra Nerd não é exata.

Geeks e nerds são termos diferentes aplicados para tipos de pessoas diferentes. Enquanto os geeks podem ser vagamente descritos como entusiastas, obcecados por coisas legais e modernas, os nerds, por outro lado, são mais intelectuais e se concentram em adquirir conhecimento profundo em um tema ou área específica.
Fontes: Wikipédia
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-orgulho-geek/
https://canaltech.com.br/entretenimento/por-que-25-de-maio-e-o-dia-do-orgulho-nerd-67401/

Nenhum comentário:

Postar um comentário